Buscar

Por que ensinar rimas?



Vamos falar sobre as rimas? Saiba qual a importância de ensinar rimas para facilitar o processo de alfabetização e confira dicas práticas de como fazer isso.


O que é uma rima? A rima é um recurso da linguagem bastante usado na escrita em versos, como poemas e músicas. As rimas são usadas para atribuir mais sonoridade, ritmo e musicalidade ao texto.


Em outras palavras, a rima é feita entre um verso e outro, através da repetição de fonemas idênticos ou semelhantes no final das palavras.


As rimas estão presentes em poesias, músicas e cantigas que encantam crianças e adultos e, por isso, são perfeitas para apresentar a literatura aos pequenos. Além disso, o trabalho com as rimas auxilia no processo de alfabetização, fortalece os vínculos familiares e enriquece a aprendizagem.




Mas como essas palavrinhas parecidas podem ajudar tanto assim na aprendizagem? Confira cinco benefícios ao incluir a rima na leitura das crianças:


Aquisição da linguagem


De uma maneira divertida, a leitura de textos rimados colabora para que as crianças entendam melhor o significado das palavras, o que permite uma compreensão mais ampla da linguagem. Deste modo, as rimas facilitam o processo de alfabetização. Além disso, através da leitura de poemas rimados, as crianças conseguem observar melhor a construção das sentenças e o uso da pontuação, dentre outros traços gramaticais.


Introdução à literatura


A leitura de textos simples e lúdica, com rimas, é uma ótima forma de introduzir as crianças no mundo da literatura. Desta forma, a leitura pode se tornar uma parte da rotina, estreitando os laços familiares, afinal, quem lê, também escreve e se comunica muito melhor.

Recomendamos iniciar com poemas curtos e, aos poucos, conforme a criança for crescendo, apresentar poemas maiores e mais profundos. Não deixe de incentivá-la a criar os seus próprios poemas, porque essa é uma ótima forma de expressar os seus sentimentos.


Desenvolve consciência fonológica


A consciência fonológica é a habilidade de compreender que a linguagem oral pode ser dividida em partes cada vez menores, ou seja, a frase em palavra, a palavra em sílaba e a sílaba em fonema. E as rimas são uma excelente ferramenta para que a criança desenvolva essa habilidade, afinal, a criança consegue compreender que certas palavras terminam com o mesmo som e usam as mesmas letras no final. Desta forma, começa a desenvolver o pensamento sobre a escrita de novas palavras, enriquecendo o vocabulário.

As rimas ajudam a criança a entender que os sons podem ser separados ou reunidos para formar e decompor palavras. Essa compreensão facilita o processo de alfabetização.


Estimula pensamento crítico


Os poemas são um tipo de gênero que possibilita múltiplas interpretações e isso faz com que os pequenos formulem suas teorias, reflitam e despertem sua sensibilidade.

Além disso, os poemas ajudam a criança a desenvolver sua habilidade de fala e de escrita e a se conectar com eventos culturais, históricos e com seu próprio eu, auxiliando na leitura e construção de mundo.

Com isso, desenvolvem o pensamento crítico, externam a empatia e a sensibilidade, qualidades essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e humana.


Auxilia o processo da escrita


A rima favorece a percepção de diferentes sons e desenvolve a consciência fonológica que é a base para a habilidade da escrita, ou seja, facilita a habilidade da manipulação dos sons que compõem uma palavra.


Por meio das rimas, a criança consegue criar frases, substituir palavras ou sílabas e entender o que está sendo dito. Além disso, contribui para a construção de um vocabulário mais amplo.


Rimas: dicas práticas




Você já percebeu a importância das rimas para enriquecer o aprendizado e facilitar o processo de alfabetização, não é? Mas, como colocar isso em prática? Confira nossas ideias práticas:


- Parlendas e cantigas


Parlendas são ótimas, porque possuem sempre muitas rimas e a prática de cantar, além de tornar a aprendizagem mais divertida, faz com que as crianças reflitam ainda mais sobre esses sons rimados. Após o canto, peça para que a criança identifique as palavras que rimam.


- Palavra intrusa


Forme um conjunto de quatro palavras, ou, se a criança ainda não lê, use cartões de figuras. Nesse conjunto, você precisa incluir três palavras que rimam e uma que não rima. O objetivo é fazer com que a criança descubra qual é a intrusa, ou seja, qual a palavra que não rima com as demais.



- Caçada a rimas


Peça para que a criança capture alguns objetos (da casa, mesmo) que formem rima, como, por exemplo, um pão e um pimentão.


- Jogo da memória das rimas


Este é outro jogo que pode ser feito com cartões, em que as cartas que combinam, no jogo da memória, devem rimar. Você pode produzir suas cartas usando imagens de revistas, jornais, ou encontrar cartões prontos na internet. Disponibilizamos alguns cartões gratuitos, aqui, para baixar e imprimir.


- Ler poemas


Realizar a leitura de poemas é a base para que o trabalho com as rimas se torne frequente e auxilie na aprendizagem e na alfabetização. E, para tal, trouxemos, aqui , um bom exemplo de poema rimado:


Todos os dias, ao caminhar

Algo chama a atenção do meu olhar

Mesmo já sendo uma cena rotineira,

Não me canso de admirar…


Natureza e livros,

Que combinação perfeita!

Duas coisas que amo, no mesmo lugar

Que se misturam e onde tudo se ajeita

A mais bela paisagem a se apreciar.


O fundo sonoro do canto dos passarinhos

Forma uma bela sintonia que me faz relaxar

Sem contar os esquilos traquinas subindo nas árvores

Que chegam para me alegrar!


Todos do bairro cuidam com carinho

Desse especial cantinho literário

Onde podemos trocar conhecimentos

E viajar no mundo da nossa imaginação

Deste universo tão extraordinário

Onde fala mais alto o coração.


A natureza, com todo o seu vigor,

Vem nos mostrar o que realmente tem valor,

E que as coisas mais preciosas do mundo

Não tem preço e estão ao nosso dispor.

Basta a gente observar as belas obras

Produzidas por nosso Criador.


Já, os livros, nos mostram que as melhores viagens

São aquelas que fazemos dentro de nós mesmos

Que não precisamos ir tão distante,

Para alcançarmos lugares fascinantes.


O belo pode estar muito perto e, às vezes, a gente não vê

Pode estar no nosso bairro, na natureza, ao nosso redor,

Nas palavras de um livro, quando se lê

No abraço de um amigo, no afago dos avós

Na família, nossa casa, nosso abrigo

E, principalmente, dentro em cada um de nós!


(Nani Ertter)


Com este poema é possível trabalhar as rimas, estimulando a criança a identificar quais são elas, além de discutir um pouco sobre esses temas que tanto nos encantam, ensinam e enriquecem: os livros, os poemas, a literatura, as arte e tudo de mais belo que há na natureza.


Confira, a seguir, sugestões de atividades com o poema acima:


1. Invente um título para este poema.

2. Quais são as rimas presentes no texto?

3. Do que o poema está falando?

4. Você também gosta de ler?

5. Desenhe o lugar que você imagina, lendo este poema, ou faça uma colagem para ilustrar.

6. Escreva um verso sobre o que você mais gosta de fazer. Não esqueça de incluir uma rima.


Enfim, você percebeu ser possível realizar diversas atividades focadas em palavras rimadas e, essas, são algumas sugestões para você aplicar no seu dia a dia.


Além disso, não esqueça de conferir nosso catálogo, onde você poderá encontrar outros livros repletos de rimas que irão divertir o seu pequeno e, ao mesmo tempo, aprimorar seus conhecimentos. Temos ótimas histórias ricas em rimas como “Meu coração é brasileiro”, dentre outras.


Gostou de nossas dicas? Não deixe de nos seguir em nossas redes sociais também:

@Bilingual Club Publishing.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo