Buscar

Literatura infantil: os benefícios da leitura para crianças.




Você sabe por que é tão importante ler para seus filhos?

A leitura é fundamental no desenvolvimento cognitivo das crianças, melhora a comunicação, aumenta a concentração e incentiva a imaginação.

Mesmo antes de aprender a ler é importante já acostumar a criança com os livros, pois assim já conseguem entender que as figuras também contam uma história.

É possível fazer da leitura um hábito prazeroso e importante, porque seus benefícios são enormes. Vamos conferir?


5 benefícios da leitura na infância


A leitura na infância proporciona um desenvolvimento social e emocional, também auxilia no desenvolvimento da imaginação, dos sentimentos e das emoções de forma prazerosa e significativa.

Seus benefícios são muitos, mas listamos aqui, cinco deles. Vejamos quais são:


1. Desenvolve a compreensão

O que é o mundo senão um exercício constante de compreensão e interpretação de textos?

A leitura auxilia na compreensão de forma geral, no entendimento de fatos e contextos e facilita a compreensão do mundo em que vivemos.

A criança que lê mais estuda melhor e tem um maior rendimento escolar, além disso, desenvolve a empatia, compreendendo os sentimentos do outro.


2. Desenvolve a leitura e fala

A leitura é uma habilidade que deve ser treinada e ela atua diretamente no desenvolvimento da fala, seja quando pequenos, para seu desenvolvimento, seja quando maiores, no aumento do vocabulário.

É fato que quando se tem como hábito a leitura, a criança desenvolve melhor a comunicação linguística, confirma Ann Hilferty, professora e pesquisadora sobre o tema, em entrevista para o blog Profes.


3. Estimula a imaginação

Ler é uma habilidade que estimula a imaginação e a curiosidade.

Através das palavras de um livro, você consegue visitar lugares encantados sem sair de casa. Consegue ser protagonista de diversas histórias mirabolantes e fantásticas.

Além disso, instiga a curiosidade, faz com que a criança não se satisfaça com qualquer resposta, aumenta a vontade de aprender e faz com que ela busque sempre mais informações.


4. Exercita o cérebro

O cérebro é como um músculo, precisa de exercícios. O cérebro é uma estrutura flexível e dinâmica, composta por bilhões de neurônios.

Gilberto Xavier, pesquisador e professor da USP, afirma que “é uma questão de demanda: se você usa os neurônios, eles são mantidos; se não usa, eles simplesmente se perdem.”

Ler é um exercício que estimula esses bilhões de neurônios, auxiliando também no desenvolvimento da atenção e concentração



5. Prazer

Além de tantos benefícios, a leitura também pode ser uma fonte de prazer.


Ler deve ser um ato prazeroso, um hobby que trará bem-estar.


A criança que adquire este hábito também terá um companheiro para toda a vida, onde poderá encontrar alívio e consolo nos bons e maus momentos.





DESAFIOS DA LITERATURA INFANTIL



Apesar de sabermos que o hábito da leitura traz inúmeros benefícios, pesquisas apontam que somente 30% dos pais leem para seus filhos.


Rotinas intensas de trabalho e diversos filhos são apontados como a causa deste problema.

Na pesquisa, 9% dos pais dizem saber sobre a importância do hábito da leitura, mesmo assim, só 30% praticam diariamente com seus filhos.


Paulo Freire, enfatiza que o ato de ler precede a leitura da palavra e afirma que este olhar atento e crítico para a realidade chama-se “leitura de mundo''.

Esta leitura de mundo, apesar de ser desenvolvida no ambiente escolar, começa na família, concorda Saviani:


“Ora, o aprendizado da leitura como percepção ampla da realidade ocorre desde a nascimento do indivíduo, a partir dos múltiplos processos bio-psico-sócio-culturais que vivencia, não sendo uma capacidade meramente inata, mas cultural, que se alia à leitura da palavra. Desse jeito, apenas os processos mecânicos (de) codificadores não dão conta de estabelecer a comunicação entre o emissor e o receptor. Faz-se necessária a compreensão de vários outros aspectos contextuais que muitas vezes nem estão grafados. Logo, são requeridas capacidades características de um desenvolvimento mais amplo, global, que por sinal, implicitamente, está se diluindo em favor de uma pedagogia produtivista (SAVIANI, 2005) desde a/e na infância.”



Sabemos que para muitas famílias adotar um novo hábito pode ser complicado, por isso trouxemos algumas dicas de exercícios de leitura para começar a praticar com os pequenos.

Confira:


Bebês (0 a 3 anos)

A dica para esta faixa etária é deixar que explorem o livro como um brinquedo.

Aponte as figuras e conte a eles o nome das coisas.

Imite o som de animais ou outras coisas que encontrarem no livro.

Livros de plásticos, de tecidos, sonoros e com várias texturas são uma ótima distração nesta idade.


Crianças (3 a 6 anos)

Deixei que a criança escolha o livro que quer ler com você.

Disponibilize alguns temas que ela já se interessa ou com personagens que ela possa se identificar.

Faça perguntas enquanto lê, incentive ela a contar a história para você.


Crianças (6 a 9 anos)

Se a criança já lê, façam leituras alternadas, cada um lê um parágrafo.

Ler em voz alta melhora a pronúncia e desenvolve a segurança.

Nesta idade, ela também já pode escolher o livro que gostaria de ler.


Para os menores, vale investir em livros com mais ilustrações, atrativas e coloridas.


Aproveite as temáticas das histórias para conversar sobre sentimentos, emoções, comportamentos e situações do dia a dia.

Ofereça sempre livros diferentes, com autores variados e gêneros diversos, para que a criança tenha oportunidade de conhecer e continuar sempre interessada na leitura.





Lembre-se…


Desenvolver o hábito da leitura é um exercício constante, que não deve ser somente obrigação escolar, mas uma atividade prazerosa para praticar em família.


Se desde cedo a criança é incentivada a gostar de ler, a ver e experimentar as vantagens da leitura é pouco provável que ela se afaste deste universo com o passar dos anos.

Como vimos neste artigo, há diversos benefícios para que este hábito seja desenvolvido e adotar algumas práticas em casa fará diferença para que seu filho se torne um pequeno e curioso leitor.


Disponibilizar e trazer diferentes livros é essencial nesta jornada, por isso não deixe de conferir nosso catálogo, clicando aqui.




BIBLIOGRAFIA:

CUNHA. Adriana Vieira da. A importância da leitura infantil para o desenvolvimento da criança. Monografia Brasil Escola, c2021. Disponível em:

https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/a-importancia-leitura-infantil-para-desenvolvimento-crianca.htm#indice_15

Acesso em 01 de mai. de 2021.



V. FERNANDO. Relação entre habilidades de leitura e fala. Profes. São Paulo. 29 de mai. de 2014. Disponível em:

https://profes.com.br/fernando.victoi/blog/relacao-entre-habilidades-de-leitura-e-fala

Acesso em 02 de mai. de 2021.

APENAS 30% dos pais leem histórias para seus filhos diariamente. Minha vida. São Paulo. 4 de ago. de 2018. Disponível em: https://www.minhavida.com.br/familia/noticias/33704-apenas-30-dos-pais-leem-historias-para-seus-filhos-diariamente-aponta-pesquisa

Acesso em 02 de mai. de 2021.


OLIVEIRA. Thiago Valim. O problema da leitura e a educação infantil: prospecções freireanas. c2021. Disponível em:

http://www1.sinprosp.org.br/conpe4/revendo/trabalhos/27.pdf

Acesso em 01 de mai de 2021.


XAVIER, Gilberto, pesquisador, professor da USP e especialista no estudo do cérebro com pós doutorado na Inglaterra e na Dinamarca.



Ilustrações: Freepik


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo