top of page
Buscar

9 dicas para ajudar seu filho a aprender português como língua de herança

Atualizado: 24 de jun. de 2021



Como fazer com que os filhos de brasileiros que decidiram morar fora do Brasil aprendam a língua portuguesa?

Chamado de português como língua herança, conhecido pela sigla PLH ou POLH, é um fenômeno ainda recente, iniciado na década de 1980, mas que ganha forças no mundo todo.

Mais que uma aprendizagem de um idioma, carrega consigo toda a cultura que o ensinamento de uma língua traz. Aprender o idioma herdado dos pais é um verdadeiro patrimônio linguístico e cultural, carregado de emoções, identidade e histórias familiares.

Pode ser um desafio para muitas famílias que decidiram mudar para outro país, mas essa aprendizagem deve ser tranquila e divertida. Tenha paciência e confira nossas dicas:


1. LIVROS

Ler para seus filhos livros em português é a nossa primeira dica, porque ela é fundamental para essa aprendizagem. Leiam diariamente, se possível, afinal, leitura nunca é demais, não é?

Depois, quando eles já conseguirem ler sozinhos, poderão ler para você e esta leitura fica mais gostosa quando é dinâmica: faça perguntas sobre a história, os personagens, as ilustrações, ...

Dê preferência por temas que despertem o interesse da criança, livros que proponham desafios também são uma ótima ideia.





2. CARTAS

Sabemos que com a tecnologia, as pessoas quase não mandam mais cartas, mas esta é uma proposta interessante para desenvolver a escrita da língua portuguesa.

Façam cartas para os familiares que ficaram no Brasil, combinem com eles para que respondam essas cartinhas e veja como sua criança ficará alegre com cada nova carta que chegar. Além da interação com a família, a habilidade da escrita também será desenvolvida.




3. MÚSICAS

Sim, cantem muito, escutem, dancem e abusem da música brasileira! Escutem todos os estilos, deixem a rádio tocar os hits do momento e mostrem também os seus cantores preferidos.

Não esqueçam das cantigas de rodas, aquelas da sua infância!






4. FILMES

Agora com as plataformas de streaming, ficou fácil encontrar títulos com variados áudios e legendas. Aposte na sessão pipoca e escolha um filme divertido. Uma animação que não possua tantos diálogos pode ser um bom começo.




5. NATURALIDADE

Tente incluir o idioma naturalmente no seu dia-a-dia, na rotina de casa. Mostre que você tem orgulho da sua língua e incentive seu filho a praticar também nos pequenos momentos diários.

Utilize em saudações, em nomes de alimentos, nas frases simples, mas não force, pois isso pode fazer com que seu filho perca o interesse.

Muitos pais optam por utilizar a língua portuguesa em casa, e deixar a língua local para a escola. É uma boa dica para crianças bilíngues.





6. CALENDÁRIO

Vale a pena criar um calendário juntos, com foco na cultura brasileira.

Em cada data comemorativa você pode personalizar alguma atividade para o dia. Esta é uma atividade divertida que fará com que você também se recorde com alegria de alguns dias festivos.

Insira comidas típicas: pé-de-moleque e canjica para o Dia de São João ou, quem sabe, churrasco para comemorar o carnaval?





7. GRUPO LOCAL

Em muitos lugares há uma organização de brasileiros que possuem o mesmo objetivo: cultivar a cultura e a língua brasileiras. Há também algumas escolas que incentivam o português como língua herança.

Se na sua região houver um grupo assim, inserir-se nele é uma boa dica, ou então, iniciar um grupo desse tipo com outras famílias brasileiras.







8. JOGOS ONLINE

Aprender brincando é muito mais gostoso, não é? Então aposte nos jogos online!

Há vários sites gratuitos na internet com muitas opções de jogos educativos, com o objetivo de ensinar a língua portuguesa.

Como sugestão, indicamos o website EducaJogos. Nele você encontra games online gratuitos para todas as faixas etárias, com diversas opções para aprimorar a aprendizagem, com atividades focadas na alfabetização da língua portuguesa.





9. NOSSA PÁGINA

Se você gostou dessas dicas, é apaixonada por livros e também tem interesse no ensino da Língua Portuguesa como língua herança, não deixe de nos seguir!

Vai ter muito conteúdo legal por aqui, sobre isso e muito mais!

Além deste instagram, não deixe de conferir sempre o nosso Blog! Toda semana postamos novos artigos.





Nossa intenção é fazer a sua experiência com o idioma mais leve e divertida!


Vem com a gente!



Fotos: Arquivo pessoal e Freepik

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page